Por: Jacidalva Sant'Ana da Silva
A África teve um salto muito grande no quesito turismo, principalmente depois da última Copa do Mundo que abriu os olhos do mundo para um continente repleto de belezas naturais.
A cerca de 190 quilômetros de Johannesburgo encontra-se o famoso resort Sun City, um complexo de entretenimento que inclui: cassino, passeio de balão, safaris e o palácio da cidade perdida, um luxuoso hotel com diversas cachoeiras, campos de golfe e aquário que ocupam cerca de 250 mil metros m².
Para quem não exige toda esta extravagancia, uma dica de roteiro bem interessante é aquele selvagem que começa em Johannesburgo e segue por terra até o Kruger Park, atravessando a província de Mpumalanga, onde é possível visitar o Bourke’s Luck Potholes, uma paisagem rochosa que marca o início do canion do Rio Blyde, com buracos cilíndricos formados no leito rochoso do rio.
A Cidade do Cabo foi fundada pelos holandeses, funcionou como posto comercial na rota com o Oriente e hoje é uma das cidades mais lindas e atraentes do pais. Localizada aos pés da Table Mountain, uma montanha de 1088 metros de altura, a cidade tem um ar pitoresco e clima Mediterrâneo, próprio para aqueles que vem em busca de suas praias.
A partir da Cidade do Cabo, uma boa pedida é pegar um voo para o aeroporto de Victoria Falls (Livingstone) e conhecer as famosas Cataratas de Victoria, localizadas no Rio Zambezi entre a Zambia e o Zimbabwe e chamada pelos nativos de “Mosi-oa-Tunya” – a fumaça que estronda.
Lembrando que para a entrada no Zimbabwe é necessario o visto, que pode ser retirado na chegada ao aeroporto e custa cerca de US$ 44 por pessoa.
A cerca de uma hora de Victoria Falls, ao norte de Botswana, localiza-se o Chobe National Park, com uma das maiores concentrações de elefantes, búfalos, antílopes e predadores. Um parque mais que indicado para quem deseja realizar um safari e ficar bem perto da natureza selvagem da África.
Dicas de onde se hospedar:
Johannesburgo – Rutland House B&B
Kruger Park – Hippo Hills Safari Villa
Cidade do Cabo – Blackheathlodge
Victoria Falls – Victoria Falls Hotel
Isso é comum quando se fala da África. Vemos constantemente reportagens sobre safaris e outros passeios interessantes em jornais e revistas e isso nos passa uma visão distorcidas da realidade do continente. Caso das atrocidades, degradação ambiental e aproveitamento da falta de governos e interessados em resolver questões sociais e econômicas , não são citados em periódicos no Brasil.
ResponderExcluir