A palavra Angola é uma derivação portuguesa do termo "bantu N´gola" título dos reis do Reino do Ndongo exitente na altura em que os portugueses se estabeleceram em Luanda, no século XVI.
     Angola é um país da costa ocidental da África, no qual o território principal é limitadoa norte e a nordeste pela Republica Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. A Angola é o país mais próximo da colonia britânica de Santa Helena, que era uma colonia de Portugal no início da colonização no séculoXV, e permaneceu como tal até a indepêndencia em 1975. O primeiro exploradorportuguês a chegar na Angola foi DioCão. 
     A capital da Angola é Luanda, a maior cidade.
     O segundo maior produtor de petróleo é a Angola e exportador de diamantes da África Susariana. 
     A economia tem crescido fortemente, no entanto, a corrupção é uma das maiores do mundo o que afeta o desenvolvimento humano nesta região. 
     No ano de 2000 foi assinado um acordo de paz com a FLEC, uma frente de GUERRILHA que luta pela sucessão de Cabinda e que ainda se encontra activa. É da região de Cabinda que sai aproximadamente 65% do petróleo de Angola. 
Geografia
     Angola situa-se na costa atlântica Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo. Também faz fronteira com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, a oriente. 
     O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela, originando um clima semelhante ao da costa do Peru ou da Baixa Califórnia. Existe uma estação das chuvas curta, que vai de Fevereiro a Abril.      
     Os Verões são quentes e secos, os Invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro. As altitudes variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre os 1 000 e os 2 000 metros. As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao longo de quase todo o ano. A maioria dos rios de Angola nasce no planalto do Bié, os principais são: o Kwanza, o Cuango, o Cuando, o Cubango e o Cunene.
Pontos extremos
- Norte: ponto sem nome na fronteira com a República do Congo (a norte da localidade de Caio Bemba, província de Cabinda)
- Norte (sem contar com Cabinda): ponto na fronteira com a República Democrática do Congo a noroeste da localidade de Luvo, província do Zaire
- Este: secção de rio na fronteira com a Zâmbia (a norte da localidade de Sapeta na Zâmbia), província do Moxico
- Sul: ponto do rio Cunene na fronteira com a Namíbia (imediatamente a norte da localidade de Andara, Caprivi, Namíbia), província do Cuando Cubango
- Oeste: ilha da Baía dos Tigres, província do Namibe
- Oeste (continental): península a oeste de Tômbua (Porto Alexandre), província do Namibe
- Maior altitude: Morro de Moco (2 620 m) 12° 28′ S 15° 11′ E
- Menor altitude: Oceano Atlântico (0 m)
Clima
     Angola, apesar de se localizar numa zona tropical, tem um clima que não é caracterizado para essa região, devido à confluência de três factores:
- A Corrente de Benguela, fria, ao longo da parte sul da costa
- O relevo no interior
- Influência do Deserto do Namibe, a sudeste
Em consequência, o clima de Angola é caracterizado por duas estações: a das chuvas, de Outubro a Abril e a seca, conhecida por Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca, como o nome indica e com temperaturas mais baixas. Por outro lado, enquanto a orla costeira apresenta elevados índices de pluviosidade, que vão decrescendo de Norte para Sul e dos 800 mm para os 50 mm, com temperaturas médias anuais acima dos 23 °C, a zona do interior pode ser dividida em três áreas:
- Norte, com grande pluviosidade e temperaturas altas
- Planalto Central, com uma estação seca e temperaturas médias da ordem dos 19 °C
- Sul com amplitudes térmicas bastante acentuadas devido à proximidade do Deserto do Kalahari e à influência de massas de ar tropical
Demografia
- Segundo as estimativas do United Nations Department of Economic and Social Affairs, a população de Angola era em 2010 de cerca de 19 milhões, dos quais pouco mais da metade viviam nas cidades.
Estrutura social
     Os habitantes de Angola são de diferentes raças e etnias, com as seguintes percentagens aproximativas.
- Mulatos, em Angola chamados mestiços: 2%
- Caucasianos: 2%
- Outros: 1%
Os principais centros urbanos, além da capital Luanda, são o Lobito, Benguela, Huambo (antiga Nova Lisboa) e Lubango (antiga Sá da Bandeira). Apesar da riqueza do país em matérias-primas, grande parte da sua população vive em condições de pobreza relativa 
- Indicadores demográficos
- População urbana: 57%
- Taxa de fecundidade (2006): 6,54
- Taxa de natalidade (2002): 46 por mil
- Taxa de mortalidade (2002): 25,8 por mil
- Expectativa de vida: 42,7 anos (190º)- homem: 41,2 anos
- mulher: 44,3
 
- Estrutura por idade (2002):- menores de 15 anos: 47,7%
- de 16 a 59 anos: 47,9%
- maiores de 60 anos: 4,4%
 
Os indicadores acima apontam para uma grande complexidade dos tecidos sociais em Angola que, no entanto, está até à data relativamente mal estudada. Desde meados do século passado, estão manifestos processos de estratificação social e mesmo de formação de classes sociais, mas os trabalhos até hoje apresentados sobre este aspecto são pouco satisfatórios. Ainda menos investigado está a relação das estruturas sociais com as identidades sociais étnicas e raciais.





 
Nenhum comentário:
Postar um comentário